terça-feira, 15 de maio de 2012

Mais ações que evitam doenças sérias em animais



Animas em casa alegram a todos da família e são uma fonte de carinho. Por isso é que eles precisam ser bem cuidados. Algumas atitudes simples evitam problemas de saúde e sofrimento. Confira as dicas:

Vermifugar
Por quê? animais que têm acesso à rua podem se contaminar com ovos, cistos ou larvas de vermes como, por exemplo, a tênia (ou solitária).

A ação previne: verminose. Infecção do intestino provocada por parasitas que retardam o crescimento do bicho, prejudicam a absorção de nutrientes, facilitam a perda de sangue e de proteínas e ainda favorecem o aparecimento de outras doenças.

Estimular a prática de exercícios físicos
Por quê? bichos que sofrem de sobrepeso têm complicações nas articulações.

A ação previne: artrite, inflamação decorrente do mau posicionamento da junta, ponto em que um osso se encontra com outro, atrapalhando os movimentos e a locomoção.

Castrar a partir dos 5 meses
Por quê? esterilizar filhotes antes do primeiro cio evita infecções e o desenvolvimento de tumores.

A ação previne: · piometra: Infecção uterina provocada por bactérias, que pode matar.
· câncer de mama e próstata: Proliferação desordenada de células que prejudica o funcionamento dos órgãos. Se a doença for detectada após a metástase (quando se espalha pelo corpo), o óbito é inevitável.

Jamais medicar por conta própria
Por quê? uso indiscriminado de remédios pode envenenar e até cegar o animal.

A ação previne: Intoxicação. Série de efeitos causados pela ingestão ou contato com substâncias tóxicas. Catarata: Opacidade do cristalino, lente interna dos olhos, que impede a passagem da luz à retina, prejudicando a visão do animal.

Manter os dentes limpos
Por quê? o tártaro gera um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias, que podem chegar ao coração pela corrente sanguínea.

A ação previne: endocardite. Mau funcionamento do músculo do coração, provocado por micro-organismos que tendem a obstruir o fluxo sanguíneo arterial de órgãos vitais. A forma infecciosa da doença mata em questão de poucos dias.

Fonte: M de Mulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário