segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ações básicas que evitam doenças sérias em animais


Animas em casa alegram a todos da família e são uma fonte de carinho. Por isso é que eles precisam ser bem cuidados. Algumas atitudes simples evitam problemas de saúde e sofrimento. Confira as dicas:

Comprar ração de boa qualidade
Por quê? Ração barata contém conservantes e sódio em excesso, substâncias que estimulam a formação de pedras nos rins.

A ação previne: urolitíase. Ou seja, a presença de cálculos (popularmente conhecidos como pedras) no trato urinário, que podem virar cistite nas fêmeas e obstruir a uretra dos machos, matando o animal em 72 horas por insuficiência renal.

Controlar as guloseimas
Por quê? petiscos em excesso e comida gordurosa ou muito temperada engordam e afetam o fígado, que funciona como um filtro do organismo.

A ação previne:
· Obesidade: Acúmulo de gordura no corpo, que pode causar diabetes, problemas nas articulações, doenças cardiovasculares e até alterações neurológicas.
· Lipidose hepática: Concentração de gordura no fígado, comum em gatos e rara em cães, que pode levar à morte.

Oferecer sempre água fresca
Por quê? beber bastante água ajuda a manter os rins trabalhando direito.

A ação previne: insuficiência renal - alteração na capacidade de filtragem dos rins, que passam a reter ureia e creatinina (compostos tóxicos) e a eliminar água, vitaminas e proteínas. O agravamento da doença pode provocar pressão alta, infecções do trato urinário, úlceras na boca e no estômago e até matar.

Vacinar anualmente
Por quê? animais imunizados vivem mais e não passam doenças infecciosas para seus donos.

A ação previne:
· Cães - a vacina V10 evita: Cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e leptospirose.
· Gatos - a vacina quádrupla evita: Panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose. Cães e gatos - a antirrábica evita: Raiva (afeta o sistema nervoso e mata em dias).

Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário