segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Na pressão: animais também podem ficar hipertensos



A hipertensão arterial, mal que aflige muitas pessoas, também pode atingir os animais de estimação. Segundo o veterinário André Luiz de Souza Teixeira, da Vet Ypiranga, a elevação da pressão afeta diversas partes do organismo, como olhos, sistema nervoso central, rins e sistema cardiovascular. “Por não demonstrar sinais evidentes, salvo em situações muito avançadas, é importante o diagnóstico precoce desse problema”, afirma André Luiz.

O veterinário explica que existem dois tipos de hipertensão: a primária, mais comum em seres humanos, não é causada por nenhuma doença associada, enquanto a secundária, que costuma afetar os animais, é reflexo de outros males, como insuficiência renal crônica. “Também existem remédios que podem causar elevação da pressão, quando administrados de forma incorreta”, acrescenta André Luiz.

Animais idosos merecem atenção especial

Os sintomas de hipertensão variam de acordo com os órgãos atingidos. Entre eles, estão cegueira por descolamento de retina, arritmias, insuficiência renal e distúrbios do sistema nervoso central. Mas o ideal é não deixar que o caso fique tão grave, medindo a pressão do bichinho durante as consultas de rotina. “Merecem atenção especial animais idosos ou com alguma doença crônica, como diabetes ou cardiopatias”, diz André Luiz.

Caso o seu melhor amigo seja hipertenso, não há motivo para desespero, especialmente se o problema for identificado logo. “Existem vários medicamentos anti-hipertensivos disponíveis. Quanto mais cedo começar o tratamento, menores as chances de lesões no organismo”, garante André Luiz.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário