segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tenha cuidado: você pode transmitir doenças ao seu bichinho



Muito se fala das doenças que os bichos transmitem para os seres humanos, mas o que a maioria das pessoas não sabe é que os donos também podem colocar em risco a saúde dos seus melhores amigos. Segundo o veterinário André Sena Maia, da Zoo Medical, mamíferos e aves estão sujeitos às zooantroponoses, isto é, infecções passadas do homem para os animais. “Boa parte dessas doenças são transmitidas pela saliva”, explica ele.

No caso de um simples resfriado, as infecções bacterianas secundárias são uma ameaça para mamíferos em geral. “Quando se trata de ferrets jovens, por exemplo, um resfriado transmitido pelo dono é fatal”, diz André. Outra doença perigosa para os mamíferos é a tuberculose, que costuma atacar pessoas com o sistema imunológico baixo. “Geralmente, o animal fica doente cheirando ou lambendo alguma coisa contaminada pelo bacilo”, alerta o veterinário.

Papagaios, periquitos e outras aves sofrem com a cândida, tipo de fungo normalmente encontrado na saliva humana. “O hábito de deixar a ave pegar alimentos na boca do dono é um transmissor de cândida em potencial. A temperatura do corpo das aves é muito alta, em torno de 41 graus. Isso favorece a proliferação de fungos”, conta André. Já a herpes humana, transmissível na fase em que aparecem lesões na boca ou em outras partes do corpo, é fatal para primatas como os saguis.

Algumas medidas simples ajudam a proteger a saúde de cães, gatos e afins. Não oferecer ao bicho comida retirada da boca de uma pessoa ou cortada pelos dentes de alguém, lavar as mãos antes de pegar nos animais e não usar em casa os mesmos sapatos que circulam pela rua são essenciais para evitar futuras dores de cabeça. “Os sapatos trazem muita sujeira e espalham vírus pelo chão de casa. Eles são a maior fonte de contaminação dos animais”, afirma André.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário