sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cães também precisam se exercitar


Natação, pesos, corrida, caminhada. Se você tem um cachorro e acha que apenas seres humanos precisam deste tipo de atividade, talvez não conheça as reais necessidades de seu animal. Exercícios são fundamentais para eles. “Evitam a obesidade e controlam a ansiedade”, explica o treinador de animais Diego Fávero, que tem um canil na serra carioca



Segundo Fávero, cães que não se exercitam se tornam extremamente ansiosos. Ficam com tédio e começam a comer. “Muitas vezes, eles comem apenas por ansiedade, o dono acha que os cães comeram toda a ração por estarem com fome e... enchem a tigela novamente”. A obesidade e os problemas que ela causa são consequências naturais. A falta de exercícios também faz com que os cachorros tenham comportamentos agressivos. Podem começar a destruir objetos e até atacar outros animais durante passeios. “Eles precisam descarregar a energia de alguma forma”, diz ele.

Que exercício? Isso depende da raça do cachorro. Labradores, por exemplo, podem fazer natação. O grupo dos pastores deve se movimentar para não desenvolver barriga. Até mesmo os cães pequenos, muitas vezes criados em apartamentos, devem se exercitar. “Muitas pessoas compram cães destas raças menores para ter companhia. E se esquecem que eles , sim, precisam caminhar. Se ficam apenas em casa, não aceitam nem mesmo estranhos”, lembra. O clássico exercício de jogar a bolinha para o cão pegar também dá bons resultados.

Quem corre e pedala também pode levar o cachorro junto nesta hora. Mas precisa – antes – consultar um adestrador. Nem todas as raças suportam exercícios pesados e a idade para começar a ter atividades que exigem mais também depende de animal para animal.. Ou seja, conhecer a raça de seu pet é a primeira atitude de quem quer ter um cachorro.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário