sexta-feira, 22 de junho de 2012

Animais de estimação podem se assustar com o barulho dos fogos


O que soa como uma grande festa para os ouvidos humanos, pode se transformar em um verdadeiro pesadelo para os animais de estimação. Os cães, por exemplo, têm a audição muito apurada e costumam ficar incomodados com esse tipo de som. "A maioria dos cachorros sente desconforto e, geralmente, leva um susto, já que a sensibilidade auditiva deles é dez vezes maior do que a das pessoas. Mas há casos de bichos que ficam realmente agoniados e tentam se esconder no primeiro canto que encontram", diz a veterinária Cristiane dos Santos.

A profissional recomenda não deixar o animal sozinho na hora dos fogos e prestar atenção na reação do cão ao ouvir o barulho. Caso o dono perceba que o bichinho entrou em pânico, o ideal é procurar distraí-lo até que o som desapareça. "Alguns cachorros precisam tomar um tranquilizante para combater a ansiedade", afirma Cristiane. "Mas não é qualquer remédio que pode ser dado. Para evitar problemas, o ideal é marcar uma consulta com um veterinário de confiança, que saberá receitar a medicação correta", avisa ela.

Além da companhia do dono, outras medidas contribuem para deixar o cachorro menos assustado. Permitir que o bichinho fique no local da casa em que se sentir mais seguro é uma delas. "Há casos de animais que pulam o muro do canil ou o portão de entrada da residência, de tão apavorados e atordoados, e acabam se machucando seriamente", conta Cristiane. Outra sugestão da veterinária é tentar apresentar ao cão sons diferentes dos que ele escuta normalmente, incluindo o barulho dos fogos, fazendo com que se transformem em algo conhecido. "Conforme percebe que aquilo não representa uma ameaça, o bicho tende a ficar mais calmo", garante ela.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário