quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quer adotar um bicho? Veja os cuidados necessários


Antes de adotar um cachorro ou gato abandonado, saiba quais cuidados eles precisam para depois não se arrepender. Confira algumas dicas.

1. Está disposta a cuidar dele por toda a vida
Cães e gatos vivem de 10 a 20 anos. Além disso, os doentes ou mais velhinhos necessitam de cuidados especiais. Esteja certa de que pode assumir essa responsabilidade.

2. O espaço é suficiente
Cães ficam amuados e desenvolvem distúrbios de comportamento quando obrigados a viver em ambientes muito pequenos.

3. Toda a família quer o bicho
Já pensou no clima se um familiar não quiser? Dor de cabeça na certa.

4. Dispõe de folga no orçamento
Bichos nos dão amor e alegria, mas também despesas com vacinas, medicamentos, ração de boa qualidade e tosa regular (se forem peludos), além de cuidados veterinários.

5. Há quem cuide dele na sua ausência
Se você sair de férias, tem como levá-lo junto ou deixá-lo com alguém de confiança? Vale lembrar que um hotelzinho de animais custa caro e que seu bicho não sabe se virar sozinho...

6. Pode passear todo dia
Cães precisam de exercício. Os de porte pequeno costumam andar bastante dentro de casa, mas, ainda assim, precisam passear. Se você mora em apartamento e seu cão é de porte médio para grande, terá tempo e vontade para caminhar por pelo menos uma hora diariamente com ele?

7. Está disposta a telar as janelas do apartamento
Isso é indispensável se você adotar um gato. Claro que eles não se atiram pela janela, mas podem cair por acidente.

8. Terá tempo para ele
Se você mora sozinha, sai de casa bem cedo e volta só no final do dia sem disposição para nada, prefira adotar dois gatos em vez de um cão. Cachorros que ficam muito tempo sozinhos acabam ficando deprimidos, estressados, latem e choram sem parar, e podem destruir a casa para se distrair - além de incomodar a vizinhança.

Fonte: Maurício Varallo, fundador de instituições de proteção e coordenador de vários movimentos em favor dos animais/ Ana Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário