quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cães que latem pra campainha: como inibir esse comportamento?

Da mesma forma que nós humanos nos comunicamos falando, os cães também “falam” através dos latidos. Existem vários tipos de latidos. Cada tipo faz com que o cão expresse seu desejo e suas emoções. O latido pode significar fome, medo, brincadeira, solidão, dor, um estado de alerta, querer chamar a atenção, ou comunicação com outros cães.

Latir é uma condição saudável e natural do cão, e não pode ser totalmente eliminado. Porém, quando é de forma excessiva, ou seja, crônica, se transforma num grande problema para os proprietários e seus vizinhos, e para o animal também! Quanto mais o cachorro late, mais ansioso fica, provocando um estado de estresse tão acentuado que poderá causar problemas em seu sistema imunológico.

Um comportamento só pode ser modificado se as suas causas forem conhecidas e eliminadas. Vamos, então, entender por que alguns cães gostam tanto de latir quando alguém toca a campainha, e o que podemos fazer para inibir este comportamento.

Os cachorros latem muito quando a campainha toca, pois sabem que uma visita está chegando. Alguém novo chegando é sempre uma novidade e por isso ficam agitados e latem. Outro motivo para latirem neste caso, é por sentirem seu território ameaçado com a chegada de um estranho. Com o tempo estes latidos vão aumentando de intensidade. Isso porque, os dono sem perceber acabam “treinando” o cão a latir cada vez mais, quando na tentativa de fazê-los para de latir dão exatamente o que eles querem. E quando o cachorro não obtém o que quer, acaba latindo cada vez mais alto, até alcançar seu objetivo. Ou seja, o animal logo percebe que quando late, e quanto mais alto for seu latido, seu problema será imediatamente resolvido.

Uma boa maneira de controlar os latidos para a campainha é criar uma situação de treinamento para o seu cão. Evite treiná-lo apenas quando chega uma visita. Isso tende a não dar certo. Peça a uma pessoa que toque a campainha, ou bata de leve na porta. Toda vez que a campainha tocar, ou que ouvir a batida na porta, e não latir dê um petisco para seu cachorro. O objetivo aqui é ensinar seu cão através de uma associação positiva onde sempre que a campainha tocar algo de bom acontecerá a ele. Neste caso, ele ganhará um delicioso petisco. Ao mesmo tempo, a atenção dele estará muito mais voltada a você do que ao som da campainha ou a chegada de uma visita. Ao invés de petisco, um brinquedo favorito também pode ser usado.

E se ele latir repreenda-o imediatamente. Uma maneira eficiente de repreender pode ser através de um susto, como chacoalhar uma lata com moedas dentro ou borrifar água na direção do focinho do cão. Nunca utilize violência, apenas um susto.

Porém, lembre-se que, a melhor maneira de estimular o cão a latir menos é de sempre recompensar e elogiar os comportamentos desejados.

Além deste treino, é importante que o animal tenha exercícios e atividades frequentes. Cães sem atividade tendem a desenvolver mais problemas comportamentais, como latir em excesso. Brincadeiras aeróbicas são bastante indicadas, pois proporcionam relaxamento físico e mental. 

Aproveite também este treino para familiarizar seu cão a outros sons que possam levá-lo a latir, mas não deixe de recompensá-lo pelo bom comportamento e quando se mantiver em silêncio.

Fonte: Blog do Dr. Pet

Nenhum comentário:

Postar um comentário